Usabilidade, Experiência do Usuário e meu problema com Estojos de Maquiagem da Avon

18 Jan

Hoje estou aqui para falar como Arquiteta de Informação e como Consumidora de maquiagem.

Acontece que uma das nossas disciplinas é a de UX (User Experience) ou Experiência do Usuário:

“Experiência do Usuário engloba todos os aspectos de um produto ou serviço. Começa no momento em que o consumidor ficou sabendo que aquele produto ou serviço existe, passa pela busca de informação, compra, recebimento, utilização inicial e rotineira, suporte, e chega até o fim da vida útil daquele produto ou serviço. Uma boa experiência do usuário é tão importante para o sucesso de sites, intranets e outros sistemas interativos quanto ter funcionalidades úteis, um bom design e visual atraente.”

(definição da Mercede Sanchez que mantém também o blog “Tá difícil“)

Usamos os termos UX (Usabilidade) para sites, serviços web, funcionalidades mobile, mas na verdade é um conceito que serve para qualquer produto e mesmo serviço oferecido para as pessoas.

Hoje venho expor meu problema com os potinhos de maquiagem da linha Avon, que eu uso a pelo menos 7 anos.

Navegando hoje no site descobri que é complicado também descobrir o nome de uma coleção de maquiagem, ainda que seja boa a apresentação dos produtos (não tentei comprar nada).

Não vou discutir a qualidade, são bons e possuem um preço acessível, tanto que essa é uma marca bastante popular.

O fato é que, ao comprar uma base, dois conjuntos de sombras, um blush e pó de uma mesma coleção (…)

De repente você estará com 5 potes pretos identicos por fora:

Como saber qual deles está nas mãos???

1 – abrindo um por um para ver o que tem lá dentro

2 –  lendo as letrinhas brancas pequenas que ficam do lado de trás (eu enxergo bem e tenho dificuldade para ler, pois elas se desgastam rápido e vão ficando apagadas).

É possível criar soluções caseiras também, tipo colocar adesivos coloridos ou pintar o estojo para diferenciar uma sombra da outra (como algumas manicures fazem ao pintar a tampa dos esmaltes com a cor dele), você pode manter cada pote sempre no mesmo lugar, pode simplesmente arrancar a tampa do seu potinho (…) enfim….eu não uso nenhuma dessas, apenas as duas opções lá de cima.

O problema que parece bobo, se agrava…como eu tenho uma irmã que usa a mesma linha, e tenho duas casas (SP e casa da mamis nos fds), estou sempre carregando os estojos pra lá e pra cá…perdi a conta de quantas vezes levei o estojinho dela e deixei o meu lá, vindo embora com duas sombras e nenhuma base.

Recentemente vi que ela estava com duas sombras iguais, deve ser porque ficou sem quando eu levei embora e ai comprou outra. Eu já a vi reclamando também desses lindos potinhos estojinhos,  e aí resolvi escrever esse post.

Como Avon é uma marca popular, imagine, quantas como eu viajam com seus potinhos pra lá e pra cá, quantas usam o tempo nos transportes públicos (ou mesmo dirigindo no trânsito) para se maquiar, na correria e aí precisam ficar se virando pra saber qual pote estojo é qual.

Acredito que as tiazinhas e queridonas que tem várias e várias maquiagens importadas não tenham esse problema, provavelmente elas nem tenham que se maquiar, ou então tem tempo de sobra pra essa atividade. Aqui tem um link de uma moça que explica como faz para se maquiar no trânsito, e a foto de uma outra.

Avon, e demais fornecedores, é um detalhe tão pequeno, certo? Mas vocês oferecem um sério problema de usabilidade à nós, suas consumidoras, e com certeza, a nossa experiência, suas usuárias, poderia ser outra caso pensassem um pouquinho em quem usa, como usa e se usa mais de um de seus produtos.

As soluções são simples, poderia ter uma tampa de estojo com detalhe transparente (pronto, consigo ver o que tem lá dentro), as embalagens poderiam ter alguma diferenciação em cores, o estojo inteiro, ou apenas uma fitinha lateral relacionando a cor ao produto (pronto, consigo saber o que tem lá dentro de novo :D) e aí ficaria todo mundo feliz.

Na arquitetura, poderíamos tratar este com um problema sério de rotulação ou mesmo de como o design pode afetar o modo como a informação é transmitida, mas fico por aqui, dando apenas um exemplo do que é usabilidade e experiência do usuário  e de como ela é percebida.

Registrei esse post como sugestões no formulário do site da Avon e tuitei usando o arroba da Avon  @AvonBR, que acredito ser o oficial. Caso tenha algum retorno, publicarei aqui.

Se alguém tiver mais sugestões, mais problemas ou mais soluções com maquiagens, fique à vontade para comentar😉 .

 

—————————-01 Fev 2011——————————

A Mercedez entrou em contato comigo, e postou lá no “Tá Difícil” este post.🙂 Fiquei Feliz…vamos ver se agora a Avon diz algo…

5 Respostas to “Usabilidade, Experiência do Usuário e meu problema com Estojos de Maquiagem da Avon”

  1. Priscila Karen Janeiro 18, 2011 às 8:17 pm #

    Nossa gostei do post tem razão, não tinha pensando por este lado, na usabilidade deste produto, pois todos os estojinhos são pretos, facilitaria muito se algo os identificasse.
    até mais
    beijos

    • paulinhah Janeiro 19, 2011 às 7:40 pm #

      Obrigada Priscila…o legal é que vc entende das duas coisas também né😉
      Beijos!

  2. Raphaela Fevereiro 2, 2011 às 4:12 pm #

    Nossa, que legal esse post, muito bem escrito, parabéns@

    Eu como estou começando a trabalhar no ramo de make up, estou sentindo essa dificuldade com os estojos de make da AVON.

    Concordo muito com o que vc escreveu!

    Bjos

  3. Deborah Fevereiro 25, 2011 às 8:38 am #

    …heheheh eh verdade.. mas eu resolvo isso com etiqueta.. hihihi… para cada quarteto coloco o nome da coleção e para base o tom, mas eh chato… o unico que diferencia eh o quarteto 24k… mas se tiver 2.. ai etiqueta na embalagem…. eh o mesmo da sombra only… tenho 3 delas e tenho que TB por etiqueta….
    naum fica atras os batons (no caso da mesma linha : mega impact por exemplo).. esses tenhu que olhar embaixo… se tiver paciencia de ler as letras miudas… caso ao contrario tenho que abrir um por um para ver a cor do batom, as vezes na pressa vai aquele que eu pegar 1°

    Adorei sua observação… uma coisa tao simples ate boba, mas para o dia dia vale muito… principalmente tempo..!

    • Paula Março 22, 2011 às 12:12 pm #

      Adorei seu blog, qdod er tempo lerei mais posts.
      Concordo muito com o post e tenho mais dificuldade com batom ,minhas sombras são da Vult e as tampinhas são transparentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: