Sobre armas I

1 Out

o-reino-proibido

Certa vez um professor da faculdade disse que o conhecimento consistia mais em fazer ligações entre as coisas do que propriamente se aprofundar num assunto específico…outros professores diziam a mesma coisa, com palavras diferentes.

O fato é que depois disso, nos trabalhos acadêmicos, eu tentava buscar relação entre o conceito que eu lia e alguma outra vivência minha, outra coisa que havia lido, assistido, escutado…eles costumavam chamar isso de intertextualidade. No fim das contas, acabei adquirindo esse hábito…é natural quando aprendemos uma coisa nova buscarmos relação naquele conhecimento que já temos. É óbvio…mas o pensamento óbvio não deve ser ignorado, só é óbvio aquilo que tem lógica perfeita.

Nelson Rodrigues disse “Só os profetas enxergam o óbvio”. Nesses tempos li algum texto, onde o autor (acredito que Bruce, mesmo), dizia que quando ele falava de uma ideia nova pra alguém e diziam “Claro! Isso é óbvio, não sei como não pensei nisso antes.”, ele ficava feliz, pois era sinal de que sua ideia era perfeitamente inteligível por outra pessoa.

Enfim, sem mais demoras nesse assunto, já que o tópico é outro…Vi um vídeo hoje na TV de um ciclista fazendo manobras incríveis…

Quando eu vi…pensei… Essa bicicleta parece parte do corpo do cara…

Esse mês completo um ano de kungfu, estou na transição de uma faixa pra outra, mas o mais importante nesse tempo não são as faixas que acumulei, e sim que o cresceu e evoluiu dentro de mim.

Uma coisa que brilhou meus olhos no meu primeiro dia de Kungfu foi o Antonio dizendo ” O kungfu é arte marcial que tem mais armas”, e eu ficava cada vez mais encantada com cada demonstração que via de armas. Ouvi muitas vezes os instrutores e o mestre dizer – “quando vc usa uma arma, ela se torna extensão do seu corpo“…para que o movimento seja natural, ela precisa ser uma prolongação do nosso corpo, assim como era a bicicleta para Danny MacAskill.

É bem mais fácil pra mim por todo esse pensamento em palavras aqui no blog do que praticá-lo durante os treinos…mas acredito que a consciência das coisas é o primeiro passo para o aprendizado.

Agora…uma cena do belíssimo clássico “O Tigre e o Dragão” … Vale muito a pena ver o filme inteiro quem ainda não conhece…é de tocar o coração do começo ao fim…pelo roteiro, pela beleza do cenário, da interpretação dos atores, das frases e das lutas (pra quem gosta).

Esse ano foi feito um remake de Karate Kid, dessa vez era Kungfu, com Jaden Smith e Jackie Chan. O filme é pra crianças…mas é prato cheio pra quem gosta de artes marciais e pra ver paisagens da China. O legal é ver Dre Parker (Jaden Smith) descobrindo o Kungfu com a ajuda de Mr. Han (Jackie Chan).

Na super produção de James Camerom “Avatar“, também de 2010, os nativos de Pandora, Na’vi, tinham uma habilidade de conexão com a natureza, aí tanto animais quanto plantas, onde se fundiam e agiam como um só. O filme é legal pelos efeitos especiais (foi o primeiro que assisti em 3D) e pela mensagem de “salve o planeta”, ainda que a história seja bem batida…

Vou deixar outros dois vídeos …

Um comercial da Nokia com em homenagem ao Bruce Lee

E a apresentação de um artista marcial num campeonato de Kungfu

Por hoje é isso…Apenas a visão de uma iniciante no Kungfu, apaixonada pela arte e todas as suas conexões…

Quem tiver filmes pra indicar, por favor…comente!

Michelle Yeoh in "The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor"

8 Respostas to “Sobre armas I”

  1. Kennedy Outubro 3, 2010 às 5:00 am #

    Gostei, só não concordei com a parte “É bem mais fácil pra mim por todo esse pensamento em palavras aqui no blog do que praticá-lo durante os treinos.” pois, por mais que seja verdade, falar de algo que não aprendeu por experiência, vivência é só falácia. hehe.

    Eu ia indicar o Reino Proibido, mas pela primeira imagem ja pareçe conheçer hehe, belo filme.

    Filmes que recomendo é : Discípulos de Shaolin, Ip Man e o primeiro Drunken Master.

    • paulinhah Outubro 4, 2010 às 1:54 pm #

      Obrigada Kennedy, mas como eu disse…ser mais difícil não quer dizer que eu não treine ou que não sinta como é na prática…só que é mais fácil organizar isso em palavras…mas continuo treinando e observando🙂

      • Kennedy Outubro 6, 2010 às 8:17 pm #

        Sim, concordo, palavras limitam as coisas. Você é muito sábia, seu Mestre deve ser muito bom hauhuahua.

      • paulinhah Outubro 6, 2010 às 10:27 pm #

        Não sei se isso foi um elogio…mas vou tomar como tal…
        É um blog…e aqui eu uso mais as palavras mesmo…😉
        Meus mestres são ótimos…fique a vontade para conhecer nossa academia… TSKF Vila Madalena

  2. Kennedy Outubro 6, 2010 às 10:55 pm #

    (Sim, foi um elogio, desculpe se em algum post meu algum comentário pareceu ofensivo, não sei usar muito bem as palavras. Visitarei a academia.)

    Eu estava treinando com bambu hoje, e pra cada movimento com o bambu, eu mechia todas as articulações do braço, quadril, pés etc.. é realmente como se fosse uma parte do corpo, pois quando eu não agia assim, todo meu corpo dizia que eu estava fazendo errado.

    • paulinhah Outubro 6, 2010 às 11:10 pm #

      É exatamente disso que falo ^^
      Tem esse link do bruce lee também, do blog da comunidade do orkut …com a tal da “entrevista perdida”, lá, no primeiro vídeo ele fala disso também, não fala de armas exatamente…
      Ainda vou por essa entrevista por aqui, que acho muito boa. Nesse link tem muitas palavras do Bruce Lee…um cara, que embora muita gente não saiba…estudava – também – filosofia…

  3. Kennedy Outubro 6, 2010 às 11:26 pm #

    Estou lendo ainda esse outro blog do Bruce. Bruce deixou o “Caminho da Vida” em suas ações pelo Kung fu, assim como outros mestres deixou este caminho, como Buda, Jesus etc..Aprender a entender a si mesmo, e depois entender tudo a sua volta (e isso se aplica no uso de qualquer coisa com perfeição, como armas).

    • Feu Outubro 7, 2010 às 4:33 am #

      Paula,

      Alguns filmes que vi e gostei (e que se acha em inglês no btjunkie.org):

      O Tigre e o Dragão, Clã das Adagas Voadoras, Fearless (Jet Li), Fist of Fury (tanto o do Bruce Lee quanto o do Jet Li), Hero, Five Superfighters (bem antigo e tosco, mas é legal), Iron Monkey (idem), Três Reinos (Red Cliff em inglês), Killzone/Sha Po Lang (kung fu policial, bem forte), os 2 Ip Man (principalmente o primeiro) e acho que é só. 🙂

Deixe uma Resposta

