Bruce Lee

13 Set

Esse é meu primeiro post sobre um cara mais que interessante

“Tenha ‘Nenhum Caminho’
como caminho.

e ‘Nenhuma Limitação’
como limitação.”

(Bruce Lee)

Bruce lee pra mim era só mais um nome até pouco tempo atrás. Não tenho vergonha da minha ignorância…ela nunca vai sair de perto de mim…me acompanha em qualquer momento e lugar, e foi exatamente com o BRUCE LEE que descobri que ela não é nociva. (“Os que não sabem que caminham na escuridão, jamais verão a luz.”

Depois que comecei o kungfu, me interessei também pela cultura oriental e conhecimento dos ninjas artistas marciais, até que peguei na biblioteca o livro “Aforismos”*.

A ansiedade é tão grave em mim que escrevendo esse post eu nem sabia direito em qual parágrafo me concentrar, estou sem o livro e sem as anotações – é tudo da minha cabeça – vou pro google e (…) mas no livro ele fala que a ansiedade vem porque não vivemos o presente, se o vivermos não há motivo para ansiedade…o tempo para ação é o presente, isento de ansiedade.

Eu tenho a foto dessa frase a um tempo, a vi navegando por ae…salvei e pronto…nem sabia de quem era.

“Quando o dedo aponta para a lua, não se concentre no dedo, ou você vai perder toda a glória celestial.”

Em “Aforismos” eu vi novamente a frase e a explicação dela…é uma máxima sobre a concentração. Tenho problemas sérios com concentração, desde pequena, ficava viajando na sala de aula, ganhava e perdia muita coisa com isso…mas acho que o prejuízo é no fim das contas sempre maior…

No meu primeiro campeonato de kungfu eu vi o quanto isso me prejudicava…o quanto mal eu fui, mesmo tendo treinado, Bruce (e muita gente) diz que aprendemos mais com os erros…e talvez um dia eu veja assim meu fracasso daquele dia…

Esse é um daqueles poucos que abrem a mente, estendem os horizontes…o primeiro conceito que me chamou atenção foi do “vazio“… é no vazio que as coisas acontecem, que é possível criar. Todo o potencial da criatividade reside no vazio…uma folha em branco deixou de ser sacrifício, ganhou outra forma e significado…Conversando com um instrutor e mestre meu de kungfu certo dia sobre isso…ele falou – “mas é mesmo…olhe aqueles alunos treinando, o que eles usam é o vazio, o espaço vazio na sala”…sim o vazio, o nada é o único lugar onde podemos aprender.

“Empty your mind, be formless, shapeless, like water. Now you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle it becomes the bottle. You put it into a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow, or it can crash. Be water, my friend…”
(Bruce Lee)

Eis que mesmo antes de acabar o livro a ansiedade tamanho do mundo toma novamente conta de mim, tanto que protelei ao máximo a devolução do mesmo na Mário e já estava quase comprando um só pra mim pela internet, mas na porta da biblioteca, minutos antes de devolver meu tesouro recém-encontrado…fui lendo umas últimas frases e eis que Bruce diz mais uma vez que não devemos nos prender à nada…“depois de usar uma barca para atravessar o rio, não tente carregá-la nas costas, siga em frente”.

Eu mudei o nome do blog – intuição criativa – e tirei isso do livro também…do chamado “Wu wei”, da força natural, mas isso já é assunto que merece post exclusivo! Gostei muito desse texto  A Arte da Arte Marcial e os Sentimentos Corporais do blog da tskf que fala exatamente sobre.

* LEE, Bruce. Aforismos. John Little (Org.). Conrad: São Paulo, 2007.

tesourinho que pode ser encontrado pra comprar pela net mas também está lá na Biblioteca Mário Andrade, no Anhangabaú, centro de São Paulo.

——————————————————————————————————————————————————————

Post do Post (atualizado 15.10.10)

Estou mantendo um tumblr só com fotos e frases do Bruce Lee…quem quiser segue lá.

http://bruceleefacts.tumblr.com/

——————————————————————————————————————————————————————

(atualizado 17.12.10)

Gente, criei um Twitter -> http://twitter.com/#!/bruceleebr

10 Respostas to “Bruce Lee”

  1. Kennedy Setembro 15, 2010 às 11:44 am #

    Adorei, muito bom!

  2. Daniel Fernandes Outubro 22, 2010 às 4:23 pm #

    “Chegar ao fundo da questão sem medo,correr o risco de perder,em paz,saber que vão-se os anéis ficam os dedos,e que o futuro agente mesmo faz,o importante é despertar sereno,não se ferir e nem ferir ninguém,e se algo muito grande ficou pequeno,acontecer algo novo faz BeM“

  3. Daniel Fernandes Outubro 22, 2010 às 4:33 pm #

    Gostei do seu post,BeM ele foi o “cara“

  4. matheus oiko Fevereiro 9, 2011 às 4:30 am #

    eu gostei muito quando vi ele em um filme esse cara foi muito d+ . o trite mesmo que ele falesceu

  5. matheus oiko Fevereiro 9, 2011 às 4:33 am #

    eu gostei muito quando vi ele em um filme esse cara foi muito d+ . o trite mesmo que ele falhesceu é a vida e assim mesmo um dia todos vão falhesce

  6. Lucas Santos Fevereiro 6, 2015 às 11:28 pm #

    Menina, você é D+!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Bruce Lee « Intuição Criativa -- Topsy.com - Setembro 13, 2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Feu Teston, paulamacedo. paulamacedo said: Bruce Lee: http://t.co/AxKNOvq por @paulinhah […]

  2. Arte da guerra na sua vida « Intuição Criativa - Dezembro 28, 2010

    […] agora uma bem ao estilo “Be Water, my friend” do Bruce Lee: “Pode ser chamado de divino quem é capaz de vencer por modificar suas táticas de acordo […]

  3. Bruce Lee II – sobre determinação e limites « Intuição Criativa - Março 22, 2011

    […] meu primeiro post sobre o mestre Bruce Lee, tenho estudado sobre […]

  4. Bruce Lee Intui o Criativa » Images Search - Maio 1, 2012

    […] https://intuicaocriativa.wordpress.com/2010/09/13/bruce/ 01 May 2012 3:11am – Images « Bruce Lee Wallpapers Bruce Lee Pictures Bruce Lee Wallpapers 02 Bruce Lee Wallpaper 7 Wallpaper Nuke » […]

Deixe uma Resposta

